Categorias
Abelhas Abelhas Nativas Sem Ferrão

Abelhas Mandaguari

Advertisements

Abelhas Mandaguari – Scaptotrigona Xanthotricha e Scaptotrigona Postica, abelhas nativas muito populosas, defensivas e excelente produtora de própolis.

Abelhas Mandaguari são abelhas bastante defensivas, pois as colmeias são muito populosas. Também são boas produtoras de mel e excelente produtora de própolis.

Existem duas espécies de abelhas nativas que são popularmente chamadas de abelhas Mandaguari.

Scaptotrigona Xanthotricha conhecida por Mandaguari Amarela e Scaptotrigona Postica conhecida por Mandaguari Preta.

Abelhas Mandaguari Amarela - Scaptotrigona Xanthotricha - Entrada
Abelhas Mandaguari Amarela – Scaptotrigona Xanthotricha – Entrada

Nome Popular: Mandaguari Preta, Mandaguari Amarela.


Nome Científico: Scaptotrigona Postica, Scaptotrigona Xanthotricha.


População: 2 mil a 50 mil abelhas.


Alcance de voo: 1 km.


Tamanho de Caixa INPA: Ninho e sobre ninho 20x20x7. Melgueira 20x20x5.


Distância entre colmeias : 20 cm de distância.


Produção de mel: 3 litros por ano.


Onde encontrar abelhas Mandaguari

As abelhas Mandaguari Amarela, Scaptotrigona Xanthotricha, são encontradas nos estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo.

As abelhas Mandaguari Preta, Scaptotrigona Postica, são encontradas nos estados: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Tocantins.

Abelhas Mandaguari – Morfologia

As abelhas Mandaguari Amarela são abelhas mais claras e possuem abdome amarelado com listras e asas amarronzadas.

Abelhas Mandaguari Amarela - Scaptotrigona Xanthotricha
Abelhas Mandaguari Amarela – Scaptotrigona Xanthotricha

As abelhas Mandaguari Preta possuem o abdome preto com listras claras e asas amarronzadas.

Abelhas Mandaguari Preta - Scaptotrigona Postica - Entrada
Abelhas Mandaguari Preta – Scaptotrigona Postica – Entrada

Ninho

As colmeias de abelhas Mandaguari são encontradas em ocos de árvores grossas na natureza. A entrada do ninho é feita de cerume mais claro em forma de funil. Os discos de cria são protegidos por cerume e envolvidos pelos potes de alimento.

Os discos de cria podem chegar até 16 cm de diâmetro de forma helicoidal ou sobrepostos horizontalmente. Os potes de alimentos possuem de 2,5 cm até 3 cm de altura. A população da colmeia varia de 2 mil abelhas em colmeias mais fracas até 50 mil abelhas em colmeias matrizes.

Abelhas Mandaguari Amarela - Scaptotrigona Xanthotricha - Ninho
Abelhas Mandaguari Amarela – Scaptotrigona Xanthotricha – Ninho

Organização

Assim como todos os apídeos, as abelhas Mandaguari possuem uma sociedade organizada dividida em: operárias, zangões e rainha. O período completo de uma Trigona é de aproximadamente 38 dias, sendo 5 dias de desenvolvimento embrionário(ovo), 15 dias de estágio larval e 18 dias de estágio pupa. Assim após este período uma abelha vive entre 40 e 52 dias.

Operárias

As abelhas Mandaguari operárias desempenham diversas funções no enxame de acordo com a sua idade. Primeiramente as abelhas mais novas que apresentam uma coloração mais clara ficam na região dos discos aquecendo as crias.

Um pouco mais velhas elas começam a trabalhar na construção de células e na colocação de alimento larval. Com um pouco mais de tempo passam a trabalhar na construção de invólucro e potes de alimento. Quando chegam a fase adulta as operárias irão forragear, que significa, coletar néctar, pólen e água para a colmeia.

Uma característica de abelhas Mandaguari é de que as operárias tem seus ovários desenvolvidos, o que significa que também podem fazer postura.

Essa postura pode ocorrer antes ou depois da postura da rainha. Ovos de operárias postos antes da postura da rainha são comidos pela rainha. Ovos de operárias postos após a postura da rainha darão origem a Zangões.

Isso acontece porque a larva de zangões se desenvolve mais rápido e se alimenta do ovo posto pela rainha.

Zangões

Os machos de abelhas Mandaguari realizam algumas tarefas dentro da colmeia como por exemplo a desidratação do néctar e aquecimento do enxame. Sua principal função é a fecundação da rainha virgem durante o voo nupcial.

Rainha

Como as abelhas Mandaguari são do gênero Trigona, a rainha nasce de uma célula real. Esta célula tem o tamanho maior que as células normais, assim possuindo mais alimento. Desta célula nasce uma princesa virgem que depende da fecundação de um zangão para tornar-se rainha.

O enxame também decide o momento de fazer a troca da rainha por ela estar velha e fazendo pouca postura.

Abelhas Mandaguari como capturar

A captura de abelhas Mandaguari é feita com iscas pet. Estas iscas pet são lambuzadas com atrativo para abelhas sem ferrão. Assim atraindo uma enxameação para esta isca. Geralmente são utilizadas garrafas pet 2 litros para a confecção das iscas.

Abelhas Mandaguari Como Criar

As Abelhas Mandaguari possuem uma característica marcante que é sua defensividade. Portanto para o manejo desta abelha o meliponicultor deve se proteger com roupas apropriadas principalmente a região da cabeça.

As caixas podem ficar em prateleiras com distância de 20 cm entre caixas.

A criação de abelhas Mandaguari segue os mesmos passos das abelhas do gênero Trigona. Revisões periódicas a cada 15 dias são essenciais para saber como anda o desenvolvimento do enxame. Alimentação artificial sempre quando o período é de escassez de alimento na natureza. Oferecendo 50ml de xarope a cada 3 dias.

Abelhas Mandaguari Caixa

As Abelhas Mandaguari se desenvolvem muito bem em caixas INPA. Com medidas internas de 20cm x 20cm x 8cm de ninho e sobre ninho. E com melgueiras de 20cm x 20cm x 5cm. A quantidade de módulos depende do crescimento da colmeia. Alguns enxames podem ter até três sobre ninhos pois são muito populosos.

Como dividir enxames de Abelhas Mandaguari

Primeiramente é muito importante observar as condições climáticas. A divisão somente deve ser feita em dias ensolarados e com temperatura acima de 20 graus Celsius.

Com as condições climáticas favoráveis e se tratando de abelhas do gênero Trigona, a divisão de abelhas Mandaguari requer um pouco de atenção. Primeiramente deve-se observar se o enxame a ser dividido, possui discos maduros.

E se esses discos maduros possuem células reais, conhecidas como realeiras. É recomendado mais de uma realeira para que a divisão tenha exito.

Assim deve-se retirar 2 discos de cria maduros com realeiras do enxame e coloca-los na nova caixa apoiados por bolinhas de cera. Essas bolinhas de cera são de suma importância para que os discos não fiquem em contato direto com a madeira.

É muito importante fornecer cera no momento da divisão para acelerar a construção do invólucro de proteção nos discos de cria. Caso seja possível retirar potes de alimentos da caixa mãe sem danifica-los, eles podem ser colocados na nova caixa.

Assim depois que a estrutura estiver pronta a caixa nova deve ser colocada no local do enxame mãe para capturar as campeiras que estão coletando alimento na natureza.

Após 3 dias da divisão, já é possível alimentar o enxame com alimentação artificial.

Das realeiras nascerão as princesas virgens e o enxame vai escolher uma para ser a rainha. Dentro de alguns dias, geralmente entre 15 e 30 dias será possível observar postura da nova rainha.

É importante observar que se passados 30, 35 até 40 dias e o enxame não tiver postura, ou seja, não tiver uma rainha, deve-se introduzir mais um ou dois discos de cria maduros com realeira.

Abelhas Mandaguari Venda

Os enxames de abelhas Mandaguari são vendidos em torno de R$ 200,00 a R$ 300,00.

Abelhas Mandaguari Mel

O mel produzido é muito saboroso e rico em propriedades medicinais. As Abelhas Mandaguari possuem uma ótima produção de mel. Assim chegam a produzir 3 litros de mel por temporada dependendo da oferta de alimento da região.

114 respostas em “Abelhas Mandaguari”

excelente material, poderia disponibilizar nome completo para citar em um trabalho

Assunto bem detalhado, fácil entendimento. Parabéns pelo site. Me chamo Afonso L. Monteiro.

Parabéns,seus esclarecimentos foram muito importantes para mim, pois tenho duas colméias dessa abelha, minha família chama de tiúba e meu marido não gosto de chegar perto, pois ela enrosca nos cabelos e solta um cheiro.

Parabéns gostei muito aprendi mais um pouco sobre trigonas.
Obrigado.

MARCIA DORIS DE TOLEDO FRANCISCATTOdiz:

Boa Noite, Tubuna e Mandaguari são as mesmas abelhas?
Abraços
Marcia

Obrigado por compartilhar o seu conhecimento….feliz ano novo com muitas abelhas.

Boa noite ….Cada vez q uma realeira da horigem a uma princesa virgem a colmeia faz enxameação?

Parabéns pelo site.
Tenho dois enxames de abelha mandaguari amarela em caixa modelo INPA para jataí, é aconselhável transferir para caixa modelo INPA dimensões 20X20?

Parabéns pelo site. Vou trocar minhas caixas pelo modelo Impa, pois minhas caixas são menores e abservei que elas crescem muito.

Parabéns pelo site, de muita relevância para nós aprendemos cada vez mais sobre as ASF.
Muito obrigado pelas informações!

Boa noite. Ótimo site.
Muitas das abelhas pretas são bem parecidas. Como diferenciar a tubuna, canudo, Mandaguari e a abelha limão?

Olá George, a abelha tubuna possui as asas de cor fumê, abelha canudo possui asas marrons, abelha mandaguari possui asas marrons e listras no abdome e a abelha limão é um pouco diferente, ela tem um abdome mais fino e é bem brilhante. Com o tempo fica mais fácil de identificar.

Mencionei em outro comentário sobre dois enxames em caixa modelo INPA para jataís.
Ainda não tive coragem de transferir para outra caixa.
Quais são os cuidados que preciso tomar?
Algum conselho?
Será que posso tentar no processo de transferencia fazer uma divisão?

Olá Gilmar, o processo de transferência de caixa é muito invasivo e bem complicado pois há muito alimento armazenado o que dificulta o processo. Recomendo fazer o procedimento somente em último caso. Não recomendo fazer a divisão ao mesmo tempo, principalmente se for abelha Jataí, que não é recomendado fazer divisões.

Muito bom, pesquisei Abelha Mandaguari Preta e achei essa página.
Conteúdo esclarecedor, parabéns e obrigado.

Bom dia.
Em uma mesma árvore capturei um enxame de Jataí e outro de Mandaguari preta. Devo tomar algum cuidado é possível que elas acabem brigando?
Desde já, obrigado!

Boa tarde, o possível capturar campeiras de outro enxame quando ja existe rainha no enxame mais fraco

A que distância as abelhas sem ferrão sentem o cheiro do atrativo nas iscas?

Parabéns, a Mandaguari pode pegar um pouco de sol ? Ou tem que ser sombra o tempo todo.

Bom dia , parabéns pelo site!
Posso deixar as abelhas Mandaguaris amarela nas mesmas prateleiras da Mandaçaia ?
Muito Obrigado

boa noite mano,
primeiramente parabens pela página , eu sou iniciante na meliponicultura e sempre recorro e ela. segundo, cara , é que eu ganhei um enxame e nao sei dizer se é canudo ou mandaguari (postica/depilis). as duas espécies sao bem comuns aqui no MS e sei que hibirdizam….mas haveria um macete pra dizer quem é quem?

qual a distancia mínima adequada pra se colocar uma isca em relação à colonias de mandaguari e canudo? tem alguma dica mais específica? as jatai , por exemplo, eu ja consigo ” pensar como elas” sempre escolho uns lugares maneiros e acabo pegando uns enxames, mas nunca capturei de outras especies…grande abraço irmão

Bom dia! Percebi um comportamento estranho nas mandaguaris, estão de barriga pra cima, batendo as asas dentro da caixa, algumas saem com esse comportamento e logo morrem. Agradeço ajuda!

Bom dia, capeturei um enchame de abelha Mandaguari , depois de 60 dias passei para a caixa, ao fazer isso pôr acidente matei a rainha, o enchame está com muita abelhas novas que nasceu será que forma uma Nova rainha , meu nome é Otávio e moro em Boituva sp
.

Preciso mudar uma caixa de lugar em casa.
Sei que um dos métodos é levar para um local mais distante, por um período de 20 dias.
Qual a distância mínima que esse local provisório deve ter da minha casa?

Bom dia, ótima postagem, assim como todas as outras que eu li deste site. Parabéns! só fiquei com uma dúvida, qual o diâmetro do furo de entrada que é aconselhável para as Scaptotrigona Xanthotricha? Outra coisa, para facilitar a construção do pito de entrada, posso fazer o furo de maneira que seja regressivo o tamanho, por exemplo, externamente o furo ter 16mm de diâmetro e internamente 10 mm?

Mandaguari Amarela pode Híbridar com Canudo? Abraço!

Ótima página, venho sempre consultar! Inclusive a sessao dos comentarios e respostas.
A partir de quanto tempo depois da captura de mandaguari preta na pet 2l da pra tirar da mata pra levar pro local definitivo? 35 dias após a enxameaçao na pet é muito pouco? E quanto tempo depois pra transferir pra caixa? Obrigado!

Boa noite à todos… muito bom este post! Estou procurando informações; encontrei na chácara aqui em Sampa,um enxame enorme de Mandaguari…podem me informar qual isca usar para capturar? E outra… é possível eu levar para o Rio de janeiro? Abraço à todos!

Estou começando na meliponicultura, comecei com um enxame de Jataí já instalada na caixa INPA e ontem comprei na isca pet um enxame desta Mandaguari, estou muito entusiasmado com as possibilidades de formar um meliponário, ótimo vídeo, vou fazer a transferência com muito mais confiança no próximo domingo, abraço!

Olá, tem alguma espécie que não pode ser criada junta com outras ? por exemplo, gostaria de criar a Jatai, Mandaçaia e Mandaguari. Posso colocar elas próximas umas das outras ou tenho que seguir aquele distanciamento proposto seja para qualquer outra espécie ?

Excelente artigo, me embasei nele para capturar im enxame em isca Pet. Enxame coletado a 5 dias. Duas perguntas, consegui capturar na pet mais distante de minha casa aqui no sítio, quanto tempo deixo as abelhas na isca? Como devo proceder pra trazer esse enxame para mais próximo de casa, uns 250 metros, qdo por na caixa ele permanecerá no novo local? Obrigado.

Olá Ageu. Você deve esperar pelo menos 30 dias após a verificação da captura. Como a distância é pequena, o ideal seria, depois dos 30 dias, você levar a isca para um local temporário a pelo menos 2km de distância. Esperar 5 dias, transferir para a caixa, esperar mais 30 dias e trazer para o local definitivo.

Olá, gostei muito das abelhas, como faço para adquirir elas??

Essa Mandaguari pra mexer com elas é necessário equipamento prq?
É muito brava ,morde ,faz oq ?

Olá Carlos. Sim, ela é bem defensiva. É necessário pelo menos um chapéu de apicultor, pois elas incomodam bastante na parte do rosto. Elas mordiscam o que tiver pela frente.

Olá. O mel da mandaguari in natura é próprio para o consumo ou pode ter coliformes fecais? Pois vi que tem algumas abelhas que coletam fezes para utilizar nas estruturas do ninho.
Obrigado.

Posso criar Mandaçaia, Borá e Mandaguari juntas ? Na distância de 20 cm uma da outra?

Como é viciante a captura de asf, capturei umas mandaguaris e a cada 3 dias venho ler um pouco neste site, que pra mim é o melhor em informações com sevurança e fácil de entender…parabéns…

Olá!
Qual a diferença entre a Manduri amarela e a Mandaguari amarela?
Tem imagens comparativas?
No meu jardim sempre vem colher pólen, acredito que seja Manduri amarela (amarela com listras nas costas, super mansa), porém me surgiu a dúvida se não pode ser Mandaguari, pois vendo na internet até já questionei se não é a mesma espécie com nomes diferentes.

Ola, estou com uma captura de mandaguari preta ( area urbana) 3 km de onde pretendo transferir para a caixa.
Que horas devo realizar esta mudança de local?
Como devo fechar o ” pito” para o transporte?
Obrigado e parabéns pelo site

Olá Sidney. Como a distância é considerável, você pode fechar a caixa a noite com uma telinha para evitar que as abelhas saiam no transporte, transportar para o novo local e ja deixar aberta a entrada para que pela manhã as abelhas façam o reconhecimento do novo local.

Parabéns pelo conteúdo, essas abelhas podem tonar sol? Ou precisar ficar na sombra sempre.?

Bom dia… Excelentes informações!
Gostaria de saber qual o tipo de própolis produzido pelas Abelhas Mandaguari amarela e preta (verde? Vermelho?) Vcs teriam também referências dos compostos presentes? Desde já agradeço.

Olá Leonardo. Esses própolis que você mencionou são de abelhas Apis Mellifera. Para as abelhas nativas, desconheço que haja diferença entre os própolis produzidos por elas.

Meus parabéns muito obrigado por falar a verdade sucesso para você e para nós tbm que estamos aprendendo com vc

Nao entendi por que precisa distanciar os 2 km da captura para o local definitivo das caixas. Favor esclarecer
Obrigado

Quantas vezes no ano é recomendada a divisão da mandaguari preta? 2 vezes ao ano?
E qual a melhor época?
Parabéns pelo site.
Abraço

Bom dia!
Muito top, obrigado pelas informações colocadas de forma fácil de entender.
Estou com várias capturas na mata, estou construindo um meliponario só para Mandaguari e Borá.

boa noite, gostaria de saber se as abelhas limão também ataca as Mandaguari

Boa noite, gostaria de saber a espessura da caixa?

Olá bom dia meu esposo ele pegou tbm a abelha mandaquira aí no mesmo dia as abelhas estavam a todo vapor .e no dia seguinte ele foi olhar novamente pra ver a produção por fim eles abandonaram a casinha e foram embora pq será?☹

Olá gostaria de saber se tem o WhatsApp que pudesse mandar um vídeo de uma abelha para ser identificada ?

vc falou 20 de distancia entre comeias mas e comeias de outras abelhas tipo mirin e lambe olhos elas podem ficar proximas a 20 cm ou tem que ser mais?

Posso colocar uma caixa de mandaguari preta, ao lado de uma caixa de mandaguari amarela ?

boa noite posso criar as duas junto a preta e a amarela e nas divisão não vão se misturar?

Muito obrigado pelo ensinamento meu amigo,tá de parabéns 👏 para mim foi a melhor aula que eu li até hoje sobre Mandaguari amarela e preta . Agora já posso fazer minha transferência do ninho isca para minha caixa racional com segurança. E também né fazer minha caixa depois dessas medidas para sair tudo certo 🥳💯💎

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.