Abelhas Jataí – Espécie de abelha sem ferrão mais popular no Brasil.
Abelhas Jataí – A palavra “jataí” é de origem indígena e vem da língua tupi antigo “yata’ i”. As abelhas jataí fazem parte da tribo das Trigonas.
Nome Popular: Jataí.
Nome Científico: Tetragonisca Angustula, Tetragonisca Fiebrigi, Tetragonisca Weyrauchi.
População: 5 mil abelhas.
Alcance de voo: 1 km.
Tamanho de Caixa INPA: Ninho e sobre ninho 12x12x7. Melgueira 12x12x5.
Distância entre colmeias: 3 metros de distância é o recomendado.
Produção de mel: 1 kg por ano
Abelhas Jataí são encontradas em todas as regiões do Brasil. Assim é considerada a abelha sem ferrão mais popular do país. Abelhas Jataí são facilmente encontradas em centros urbanos. Principalmente em troncos de árvores mais velhas, localizadas em praças ou até mesmo em calçadas.
Abelhas jataí são conhecidas por sua robustez, assim vivem no frio do inverno do sul ao calor do centro e norte do país.
Existem 3 espécies de abelhas jataí. Tetragonisca angustula (Latreille, 1811), Tetragonisca fiebrigi (Schwarz, 1938) e Tetragonisca weyrauchi (Schwarz, 1943).
A diferença entre Tetragonisca angustula e Tetragonisca fiebrigi fica no mesepisterno da abelha. Por exemplo nesta imagem podemos observar a diferença das espécies de abelhas jataí. Por exemplo na imagem A, podemos observar o mesepisterno preto da Tetragonisca angustula. Por exemplo na imagem B, observamos o mesepisterno amarelo da Tetragonisca fiebrigi. Na imagem C, podemos observar por exemplo, uma abelhas jataí híbrida, com a características das outras duas abelhas.
A Tetragonisca weyrauchi, também conhecida como Abelha Jataí Acreana tem caracteristicas um pouco diferentes das outras duas espécies.
Morfologia
As abelhas jataí tem coloração amarelo dourado e possuem corbículas(aparelho coletor de pólen) pretas. Esta abelha sem ferrão é muito mansa, portanto sua criação é bastante simples. Então sua defesa contra ameaças são mordidas e/ou a utilização de cerume para grudar em sua ameaça. Assim as abelhas jataí podem ser criadas perto de pessoas e animais sem oferecer riscos para ninguém nem mesmo a elas próprias.
Organização
Assim como todos os apídeos, as jataís possuem uma sociedade organizada dividida em: operárias, zangões e rainha. Portanto a colmeia de Abelhas Jataí possui uma média de 5.000 (5 mil) abelhas.
Operárias:
São abelhas pequenas com comprimento de aproximadamente 5 mm. Possuem abdômen dourado, cabeça e tórax preto. Possuem mandíbulas que são usadas como armas contra ameaças à colmeia. As operárias exercem funções de faxineiras, sentinelas e coletoras. As operárias voam até 1 quilometro para coletar néctar, pólen e resina. Assim a quantidade de operárias em uma colmeia varia de algumas centenas e podem chegar até 5 mil abelhas por colmeia.
Zangões:
São abelhas muito parecidas com as operárias, apenas possuem um abdômen um pouco mais longo. Portanto sua função em uma colmeia é fecundar a rainha virgem, portanto existem pouquíssimos zangões em uma colmeia.
Rainha:
É uma abelha completamente diferente das demais, possui um abdômen muito grande, assim faz com que a rainha não consiga voar. Possui aproximadamente 10 mm de comprimento. Uma rainha chega a colocar 50 óvulos por dia. A rainha virgem voa somente para ser fecundada e formar uma nova colmeia.
As rainhas virgens nascem de uma célula real, onde é depositado mais alimento no momento em que a rainha faz a postura. A célula real é muito maior que as células de crias normais, assim como pode ser visto na imagem abaixo. As Abelhas Jatai fazem parte da tribo das abelhas trigonas e o nascimento de uma rainha é a principal diferenças entre Trigonas e Meliponas.
Ninho
O ninho construídos pelas abelhas jataí são circulares. O ninho é utilizado para proteger os discos de cria e é feito de batume que é uma mistura de cera e resina. Portanto os discos de cria são totalmente envolvidos pelo batume, deixando os discos de cria no centro deste invólucro.
Os discos de cria são construídos no sentido horizontal em camadas sobrepostas. O ciclo de reprodução geralmente se da dos discos inferiores para os superiores, ou seja, quando nos discos superiores tem ovos as células de cria inferiores estão com abelhas nascendo e prontas para receber novos ovos. Assim gerando uma sequência de reprodução.
A entrada do ninho é construído um tubo de cera característico das abelhas jataí. Ao escurecer as abelhas fecham esta entrada para a proteção do ninho. Este tubo tem pequenos furinhos que servem para controlar a entrada de ar no ninho.
Mel
O mel das abelhas Jataí é bastante suave e muito saboroso. Portanto é bastante procurado por suas propriedades medicinais anti-inflamatórias. Assim é muito indicado para o tratamento de resfriados, bronquite, glaucoma e catarata. Além de mel, as abelhas jataí produzem própolis, cera e pólen. Uma colmeia de abelhas jataí produz em média 1 kg de mel por ano, mas isso vai depender muito da disponibilidade de flora de sua região.
Como Criar Abelhas Jataí
As abelhas jataí são abelhas nativas em abundância no Brasil, a sua criação é bastante simples portanto ela exige cuidados mínimos. Então recomendamos você a ler sobre como Iniciar na Meliponicultura.
Primeiramente você precisa ler sobre Aquisição de Colmeias que podem ser de duas maneiras distintas. A primeira é comprando um enxame de um meliponicultor autorizado a vender enxames.
A segunda maneira é utilizando ninhos isca para a captura das abelhas jataí. A isca pet geralmente é feita com uma garrafa pet enrolada por jornal para dar um conforto térmico ao ninho e por cima do jornal é enrolado por um plástico preto para deixar a isca totalmente escura. Então a isca pet deve ser banhada por atrativo para abelhas sem ferrão na parte interna da isca.
Capturar Abelhas Jataí
Com a sua isca pet pronta em mão você deve posicioná-la na natureza. Para uma melhor captura é importante você armar a isca pet perto de um enxame de abelhas jataí. Procure uma árvore grossa a uns 10 metros de distância de um ninho de abelhas jataí. Amarre a isca pet a uma altura de até 1 metro e meio do chão e aguarde a captura.
Quando você observar movimentação e perceber que as abelhas jataí fizeram o canudo de entrada na isca pet você deve aguardar pelo menos 60 dias para levar a isca pet para seu meliponário, pois a colmeia capturada depende da colmeia mãe nos primeiros 60 dias antes de se tornar uma colmeia independente.
Passado este período você deve pegar a isca pet com o enxame à noite quando todas abelhas estão dentro da colmeia e leva-lo para o seu meliponário. Posicione a isca pet no local definitivo do enxame e aguarde de 5 a 10 dias para fazer a transferência para uma caixa racional.
Depois que você tiver sucesso em sua captura de abelhas jataí, finalmente é hora de se preocupar com a caixa em que elas se desenvolverão assim que serem transferidas da isca. Existem vários Modelos de Caixas para Abelhas sem Ferrão.
Caixas Para Abelhas Jataí
Geralmente elas se desenvolvem muito bem em dois tipos de caixas bastante conhecidas pelos meliponicultores, caixas INPA e caixas jataí AF inteligente. Assim fica a seu critério a escolha de qual caixa usar e lembre-se que é muito importante a padronização das caixas de seu meliponário para que facilite na hora de divisão de enxames e coleta de mel.
Defina onde será seu meliponário. As abelhas nativas procuram na natureza locais sombreados e com pouca incidência de vento. Então quando você for decidir onde será instalado seu meliponário, leve em conta esses dois fatores sombra e pouco vento. Também é interessante instala-lo em um local de fácil acesso, para não haver dificuldades na hora de manejo no monitoramento dos enxames.
Transferência de Abelhas Jataí
Depois do período entre 5 e 10 dias que sua isca esta no seu meliponário se acostumando com o novo ambiente é o momento de fazer a transferência para a caixa que você escolheu utilizar. Abra a garrafa pet com muito cuidado para não danificar o ninho. Posicione o ninho na sua caixa e coloque na caixa somente os potes de mel e pólen que não foram danificados neste procedimento. Potes danificados atraem forídeos que podem exterminar com o enxame rapidamente.
Cuide para transferir todas as abelhas que estavam na isca pet para a nova caixa, especialmente as abelhas que não voam. Para isso utilize um sugador de abelhas fica muito fácil fazer a captura das abelhas da pet para passar para a caixa.
Depois de concluída a transferência, lacre toda a caixa com fita crepe para evitar o ataque dos inimigos naturais das abelhas.
Após a transferência do seu enxame, é muito importante que essa colmeia seja monitorada. Nosso post sobre monitoramento de enxames explica detalhadamente o que é preciso fazer para acompanhar o desenvolvimento do seu novo enxame.
99 respostas em “Abelhas Jataí”
Site muito bom. Parabens
Muito Obrigado amigo.
Boa noite, VC tem em Artigo científico essa matéria, e se posso usar no meu TCC?
Olá Rinaldo. Não tenho, teria que dar uma pesquisada… mas possivelmente você encontra.
Muito obrigada pelas valiosas informações. Estou começando minha criação de abelhas sem ferrão. Já coloquei 15 iscas. Só esperando pela primavera, que trará minhas preciosas filhas. Que Deus os abençoe.
Muito bom.
Fácil leitura.
Material completo e com atalho para os tópicos desejado.
Muito Obrigado Marcelo!
Este é o nosso objetivo!
Quantas divisões consigo fazer de um enxame de Jataí? Levando em consideração que estou localizado no Vale do Taquari / RS.
Olá Jardel,
As divisões de Jataís dependem da realeira, então em teoria, todas as vezes que tiver realeiras, pelo menos mais de uma, e a colônia estiver populosa, pode ser feita uma divisão. Porém eu não recomendo a divisão de abelhas Jataís visto que essa espécie é abundante em todo o território brasileiro. É muito fácil capturar um enxame de abelhas Jataí e as divisões nem sempre dão certo.
Abraço!
Bom dia.
Gostaria de saber diferença entre a abelha Jatai e Arapuá.
Desde já muito obrigado.
Olá, As abelhas Arapuá e Jatai são bem diferentes. As abelhas arapuás são pretas com as asas e corbículas marrons.
Boa tarde.
Excelente material.
Na casa do meu pai tem uma colmeia de abelhas Jataí há algum tempo, elas fizeram uma colmeia dentro de uma chaminé de fogão de lenha desativado, por baixo já tem mais de 2 anos que elas estão lá.
Tenho vontade de transferi-las para uma caixa de madeira. Eu poderia, com a caixa pronta, retirar a colmeia de dentro dessa chaminé e coloca-la na caixa de madeira, deixando a caixa de madeira no mesmo lugar onde se encontra a chaminé hoje?
Olá Anderson,
Você pode fazer esse procedimento sim! Alguns dias depois da transferência você pode levar a caixa para algum lugar que você acha que seja melhor respeitando as técnicas de como mudar o lugar de colmeias. Estude bem antes de transferir a colônia da chaminé para a caixa. Boa sorte! Abraço!
Amigo, é verdade que em época de enxameacão , pode chegar até 10 mil abelha na colméia da jataí ?
Olá Gustavo, acredito que não, 10 mil abelhas são muitas abelhas.. Mas é difícil ter certeza. Abraço!
Boa noite Rafael. capturei minha primeira colmeia fazem seis meses. Coloquei em uma caixa af. O unico problema e que ela fez a entrada de cera com varias ramificacoes e nao apenas uma que ela tinha quando estava em um bloco de concreto. Porque ela fez isto? Sera alguma doenca ou invasor? ou e normal?
Olá Dito, se continua com abelhas Jataí nesta caixa, está tudo normal… As vezes elas podem, por algum motivo desconhecido, fazer mais de uma entrada. Agora, se as abelhas mudaram e são pretas, pode ser que está caixa foi invadida pela abelha limão. Abraço!
Amigo só mais uma pergunta, quantos quilos de mel Pode ser colhido na caixa jcw 11 pela meugueira? ( já que dependendo do tipo de caixa, se colhe quantidades diferentes)?
Jataí você consegue colher 1kg de mel, não vai ser mais que isso independente da caixa.
Bom dia! Qual altura do chão é o ideal para instalar a caixa racional da Jataí??
Olá Lailton, você pode instalar tranquilamente até uns 3 metros do chão. Abraço!
Li a reportagem e ela ficou muito elaborada, parabéns e tudo de bom.
Att.
Elder Guimarães
Obrigado Elder! Abraço
Olá Rafael, capturei no meu quintal recentemente uma colônia de jatais e estão trazendo material da colônia mãe , no meu trabalho tinha umas jatais querendo enxamear em um lugar que seria demolido, porém o local foi demolindo e resolvi armar meio afastado uns 4 metros dali, coloquei a isca hj, observei que veio uma abelha rodeou várias vezes a iscas chegava perto do pito mas n entrava nem sentava, só uma abelha, e foi embora, o que significa isso
Olá Gabriel. Pode estar reconhecendo o local e demarcando. É assim que começa a uma enxameação.
Muito Obrigado por disponibilizar tanta informação. Está sendo fundamental para meu aprendizado.
Grande abraço.
Obrigado Carlos, abraço!
Muito obrigado pelas informações, continue alimentando o site!
Obrigado Ian!
Parabéns, pelo excelente site, muito completo. Se conseguir descrever mais espécies ficará mais completo. Resposta curtas e objetivas. Muito bom.
Obrigado Jose, estou trabalhando nisso. Abraço!
Olá Rafael, primeiramente meus parabéns pelo material! Muito explicativo.
Gostaria de saber qual é o melhor própolis para utilizar na armadilha? Outra dúvida eu ganhei uma armadilha já com as abelhas e agora quero coloca-las em outra residência, qual é o melhor horário para fazer isso? A noite ou durante o dia mesmo? A nova residência precisa de algumas em especial, exemplo: própolis, cera, etc.
Forte abraço e valeu!
Olá Emerson, Muito Obrigado! Assim, o melhor para fazer própolis para fazer atrativo é o geopropolis, produzido pelas meliponas. Te recomendo ler o artigo artigo sobre como fazer atrativo para abelhas nativas.
O procedimento de troca de local deve ser feito a noite, fechando a isca a noite e levando para o local definitivo. Leia o artigo sobre transferências de abelhas nativas. Abraço!
Olá tenho uma dúvida, posso colocar alimento artificial para a minha Jataí, ou elas viciam? Observação: o alimento é uma balinha que eu fiz que tem mel de Ápis puro, açúcar, água e limão. Obrigado.
Olá Gabriel, alimentação artificial não vicia não, você pode colocar desde que a colônia esteja necessitando.
Parabéns pelo site, está muito didático. Você saberia indicar alguma literatura que contenha informações mais detalhadas sobre a Jataí? Números de discos de cria em média de uma colônia, dimensões dos alvéolos e potes de mel. Meu interesse é devido a um trabalho que pretendo fazer com alunos do Ensino médio utilizando modelos matemáticos para estudar um pouco sobre as abelhas sem ferrão.
Olá Rodrigo, parabéns pela iniciativa. Vou lhe enviar um material por e-mail.
Bom dia. Existe alguma Jataí preta???
Olá Rabinson, existe sim o nome dela é Scaura Longula.
Olá,
Estou construindo minhas caixas para abelhas jataí, reutilizando madeiras e estou com dúvida acerca da posição da melgueira e a passagem das operárias. Devem(as melgueiras) ser colocadas, com as passagens do mesmo lado??
Obrigado e
Abraços.
Ps.: estou reiniciando, pois quero capturar um enxame que apareceu aqui em casa.
Olá Osnam. Não necessariamente, você pode por a passagem onde quiser. Eu geralmente coloco nos 4 cantos e elas escolhem por onde querem passar.
Primeiramente obrigafo ppor compartihar seu conhecimento conosco. Tenho uma pequena chácara em Lindóia e gostaria de criar as abelhas Jatai, queria saber se qual o mínimo de caixas seruam necessarios para poder conseguir alguma renda ?.
Obrigado
Olá Carlos. Depende o que você vai querer fazer, comercializar colônias, mel, própolis… Mas já te aviso de antemão que abelhas nativas necessitam uma grande quantidade de colônias para para produzir alguma renda.
Bom dia Rafael parabéns pelo site e dedicação que revela teu amor pela vida e a natureza. Estou com uma dificuldade séria. Recente mente adoeci e não pude cuidar bem das Jatais. Tenho uma caixa matriz com três anos e várias vezes tentou enxamear. Sempre em épocas de grande variação climática.
Tenho uma outra caixa de início deste ano. Com discos de cria pequenos. Mas sem abelhas. As caixas são modelo AF horizontal com Ninho e Sobreninho no centro e 2 melgueiras aos lados. O quê posso fazer pra ajudar las a se mudarem? Moro no RS e ainda não pude fazer transferência de caixa pra caixa. Gratidão por toda orientação que possas me ajudar a preserva-las.
Fraterno abraço
Olá Pablo. Não consegui entender qual o problema da sua caixa mais fraca. É somente a falta de campeiras?
Pelos comentários dizem que é muito fácil capturar Jatai.
Estou com 11 iscas pet na mata e 7 aqui em casa. Já faz 1 mês e nada ainda. Demora assim mesmo? Sou de Itapema-Sc.
Olá Valdir. Demora sim, depende muito da incidência de abelhas nesta região.
Olá boa tarde.
Quero tirar uma dúvida.
As abelhas nativas sem ferrão são atraídas pelo cheiro do atrativo
na isca, a km de distância ou por coincidência passam por perto da isca e são atraídas pelo cheiro? Como é esse processo?
Ola.
Instalei duas caixas isca, a mais ou menos 15 e 30cm do chão. Capturei enxame nas duas caixas.
Como posso ter certeza se é jatai tetragonisca, ou se é jatai da terra?
Alguém poderia me responder, pode ser por email. contato.thyagofreitas@gmail.com
Obrigado
Olá Thyago. Se elas entraram em uma caixa isca, dificilmente são abelhas com nidificação natural em solo.
Olá! Em meu muro encontrei uma colmeia de Jataí . Quais procedimentos devo tomar ?
Olá Luciano. Deve deixa-la onde encontrou, o resgate só deve ser feito em caso de risco para a colônia.
Boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos. Retirei abelhas jatai da parede de casa e transferi para uma caixa vertical e protegi a parede. Algumas abelhas se infiltraram em outro buraco, próximo da caixa. Na caixa parece tudo bem, tem movimento e pito de cera. Mas no novo buraco da parede tb fizeram pito e também tem movimento. A distância entre ambos é de 1 metro. Fazem 5 dias que a transferência foi feita. Devo retirar a caixa de perto, devo esperar o que vai acontecer?
Aguardo retorno, abraço
Olá Vinícius. Elas estavam acostumadas com a parede, então tentaram voltar para ela. essas abelhas vão morrer com o tempo pois não há rainha. Se você deixou a caixa exatamente no local onde estava no muro, esta correto.
Rafael, qual o tempo de vida de um enxame de jataí? E o tempo médio de vida dos enxames das outras abelhas sem ferrão?
Olá Roberval. O tempo é indeterminado, enquanto houver condições para que elas consigam coletar alimento, irão sobreviver.
Olá.
Posso tentar capturar diretamente na caixa inpa? Ou é necessário fazer a isca separada e depois transferir?
Olá Mauricio. Até captura… mas fica difícil você colocar uma caixa em um local de boa captura que seria em uma árvore grossa.
Excelente conteúdo!
Olá. Tenho uma caixa de abelhas jataí, estão alvorçadas já a alguns dias. Percebi que são da mesma cor, não parece invasão, mas abriram outro tubo de saída e vejo algumas como se estivessem brigando. Ficam todas esvoaçando sobre o ninho. O que será?
Também vejo elas fechando todas as brechas, ficam andando sobre a caixa.
Olá Everton. Me parece um movimento normal, Se você não observa abelhas grudadas em frente a caixa, está tudo certo.
Meus parabéns pelas importantes informações para todos que são apaixonados pelas abelhas Jataí como eu.
boa noite… excelente site…perfeito.
sou consumidor de própolis de apis há muito tempo, diariamente. tomando ciência de que o produzido por abelhas nativas é muito superior, pretendo iniciar a produção pra meu consumo, partindo de colonia de jataí. qual seria minha possivel coleta? sou da região de porto alegre.
Olá Pedro. Existem muitas variáveis… mas a Jataí é uma excelente produtora de própolis, para consumo próprio você conseguiria facilmente a quantidade necessária.
GOSTARIA QUE ME MANDASSEM MAIS INFORMAÇÕES DE COMO CRIAR ASF EM CASA, MORO EM GOIÂNIA GOIÁS PERTO DE DUAS MATAS DENSAS. OBRIGADA POR TUDO. BEIJO.😘
Olá Solange. As informações de criação estão aqui no site, divididas por assuntos, basta ler todos os artigos.
Olá amigo. Estou criando uma colméia de Jataí em apartamento. Na varanda do décimo andar. Estão aqui tem uma semana e parecem bem. Já ouviu algum caso parecido? Tem alguma dica?
Olá Rodrigo. Já ouvi relatos de criação nessas alturas. Você deve ficar monitorando constantemente se a colônia não vai enfraquecer, observando a quantidade de abelhas trabalhando e estoque de alimento.
Ola gostaria de saber
Se pode criar abelha Jataí onde não te rio ou água corrente.
Mais tem Lagoas
Pois na apicultura te que ser água corrente
Olá Samuel. Pode se criar sim, o ideal é ter uma fonte de água por perto, mas não precisa ser corrente.
As jataí são abelhas bem resistente em não necessariamente tem q ter um rio por perto mais sim disponibilidade de alimento próximo.
lembrando q ela sobrevoa cerca de 1km de distancia do ninho.
Ola tínhamos uma colmeia de Jatai em casa (se instalaram naturalmente em um dos vãos de uma parede)… este ano em torno de abril não vimos mais movimentação na colmeia e observamos q ela fecharam a entrada. Gostamos demais delas, há possibilidade de retornarem a colmeia (colocando isca) ou não se instalam novamente no mesmo local? Obrigada!
Olá Cassia. Pelo seu relato provavelmente a colônia definhou. Existe sim a possibilidade de outra enxameação voltar para esse local.
Tenho uma caixa de Jataí, ha alguns dias elas se fecharam e não abriram mais. Abri a caixa e existe bastante movimento dentro. Devo me preocupar?
Olá Aymara. Se tem bastante movimento dentro, tudo bem. Mas deve manter em observação, jataís nao ficam muito tempo sem campeiras trabalhando. Alguma coisa aconteceu para elas nao saírem mais, houve alguma mudança de local?
Olá, mudei um enxame para outra caixa e ficou um pouco de própolis e coloquei um pouco de cera antiga na caixa na tentativa de usar como caixa isca. Noto um movimento de Jataís na caixa, puxaram um pouco de canudo, mas não tem nada de ninho. Elas estão apenas aproveitando o material antigo,ou pode ser o início de uma migração de enxame?! Observação já migrei essa caixa há mais de 1 mês e está distante uns 10 metros do antigo enxame. Muito obrigado
Olá Felipe. Pode ser algumas abelhas que acham que ai continua sendo a colônia.
Tenho dúvidas a respeito do tamanho ontem fica a cria da abelha Jataí uns falam em 10 cm outros 12 cm ou 14 qual é o certo ?
Olá Cefas. Não tem tamanho certo, qualquer um dos 3 tamanhos que você mencionou servem.
Muito bom mesmo!!
Boa tarde,
Site muito bom!
Gostaria de saber quanto de própolis que produz em uma colmeia de jataí, mais ou menos.
Olá Caroline. Não tenho esse dado, mas depende de muitos fatores.
Parabéns pelo site! Conteúdos com uma linguagem fácil, didática. Para mim está excelente pois estou iniciando na meliponicultura e estou encantada, quero fazer tudo corretamente e suas postagens estão contribuindo muito para isso. Muito obrigada!
Exelente trabalho.Tem alguma literatura mais especifica, por favor, existe a possibilidade de enviar por e-mail. Obrigado.
Olá Marco, me solicite através da página de contato que lhe envio.
Adorei o site, me ajudou muito no meu trabalho! 🙂
Parabéns pelo conteúdo de qualidade e pelo conhecimento que você compartilha. A partir de hoje vou acompanhar o seu site para aprender mais sobre as abelhas sem ferrão
Olá! Em uma pilastra de madeira, posso colocar uma caixa de jataí de costas para a outra? Ou devo seguir a recomendação de 3m de distância? Obrigado!
Olá João. Não recomendo, pois uma hora vai dar problema….
Olá, essas diferentes espécies tem alguma diferença além da estética?? Tipo de mel, enxame mais populoso, maiores ou algo do gênero?
Olá Pedro. Não sei sei se existem estudos sobre isso.
Olá, bom dia!
Eu tenho duas caixas de uruçu, mas gostaria de capturar também jatais. Existe alguma afastamento mínimo das abelhas Uruçu amarelas para posicionar a isca para Jataí? Muito obrigada
Olá Ana Paula. Dificilmente você vai capturar por perto das caixas de Uruçu. As abelhas irão escolher locais mais afastados de outras abelhas.
Parabéns pela excelente página.
Temos estas duas espécies de Jataí no RS, Tetragonisca Angustula, Tetragonisca Fiebrigi, sabe me dizer qual é a mais produtiva de mel e consequentemente deve ser a mais defensiva.
Olá Rogério. Não sei informar. Mas a questão de produtividade esta muito relacionada com a oferta de alimento no ambiente.
Olá, na minha casa tem comeia ou enxame de abelha Jataí eu qria saber como faço a remoção, ou se tenho chamar uma empresa de cuida de abelhas
Olá Luciana, qual seria o motivo da remoção??
Oi, tô precisando de empresa p remoção de abelhas jataí, como faço, o motivo é pq minha mãe q é idosa.
Olá Everson. As abelhas Jataí são inofensivas. Pode deixa-las que sua mãe não terá problemas.