Categorias
Criação de Abelhas Manejo de Abelhas

Alimentação das Abelhas

Advertisements

Alimentação das Abelhas – Mel e Pólen são alimentações naturais das Abelhas.

Alimentação artificial Proteica, Bombom de pólen, Xarope Energético e Estimulante

Alimentação das Abelhas é basicamente mel e pólen. Assim o mel é a principal fonte de energia das abelhas e o pólen serve como suplemento alimentar de minerais, vitaminas e proteínas.

Abelha Forte - Alimentação das Abelhas
Abelha Forte – Alimentação das Abelhas

Maturação do Mel

Em primeiro lugar as abelhas operárias coletam o néctar e o pólen das flores. Assim o néctar é armazenado no papo de mel ou vesícula nectífera das abelhas.

Invertase, Diastase, glicose ocidase, catalase e fosfatase são enzimas acrescentadas ao néctar durante o transporte ate a colmeia. Portanto quando as abelhas operárias, que coletaram o néctar, chegam a colmeia, elas repassam boca a boca o néctar para as outras abelhas operárias que ficam dentro do ninho.

Portanto é neste momento que ocorre a reação enzimática do organismo da abelha operária. Assim a sacarose que é a principal substância do néctar, é transformado em frutose e dextrose. Portanto as abelhas que receberam o néctar dentro da colmeia, armazenam o néctar em potes de mel no caso das abelhas sem ferrão ou em favos no caso das abelhas apis melliferas. Por fim após o armazenamento, as abelhas produzem calor para evaporar a umidade do néctar armazenado, ocasionando a maturação do mel.

O Pólen

O pólen trazido pelas operárias também é armazenado em potes ou favos. Geralmente são armazenados mais próximos ao ninho e as crias.

O pólen é a fonte de minerais, vitaminas e proteínas da alimentação das abelhas, principalmente para abelhas recém nascidas.

Abelha coletando Pólen
Abelha coletando Pólen

Alimentação Artificial

Em muitas regiões do Brasil, a oferta de alimentação das abelhas, néctar e pólen, por vezes diminui drasticamente com a chegada do inverno. Portanto é neste momento o meliponicultor ou apicultor deve ajudar na sustentação alimentar das suas colmeias oferecendo uma alimentação das abelhas de forma artificial. Assim os enxames devem ser alimentados se for verificado o baixo estoque de alimento durante o monitoramento das colmeias.

A falta de alimentação das abelhas em um enxame faz com que muitas abelhas morram de fome, como também, que a rainha diminua ou até mesmo pare a postura. Assim fazendo com que a população diminua e o enxame enfraqueça podendo ocasionar a extinção do enxame.

Existem dois principais tipos de alimentação artificial, Alimentação das abelhas Energética e Proteica.

Alimentação das Abelhas Energética(Xarope)

A alimentação energética pode ser dividida entre alimentação de mantença e alimentação estimulante. Portanto a alimentação energética estimulante tem como objetivo simular a entrada de néctar na colmeia. Assim a rainha percebendo a entrada de alimento na colmeia, aumenta a postura. A alimentação energética de mantença tem como objetivo suprir a falta de alimento estocado pelas abelhas. Para abelhas sem ferrão pode ser introduzido 50ml a cada 3 dias.

Alimentação das Abelhas – Mantença

a) Composição: 50% açúcar + 50% de água fervida

b) Preparo: Basta ferver a água para eliminar qualquer impureza e depois misturar o açúcar até dissolver.

Alimentação das Abelhas – Estimulante

a) Composição: 30% de Açúcar + 70% de Água + 1g de Ácido Cítrico para cada kg de açúcar.

b) Preparo: Misturar a água e o açúcar e levar ao fogo. Quando começar a fervura, adicionar o ácido cítrico e ferver por 3 minutos.

**Detalhe muito importante: não deixar a calda ferver por mais de 3 minutos. O excesso de fervura provoca a formação de HMF(Hidroximetilfurfural). Esta substância é fatal para as abelhas.

*Observação: Os açucares comerciais passam por processos químicos, então é melhor utilizar o açúcar mais bruto possível, evitando os refinados. Segue a ordem do melhor açúcar ao pior para ser usado para fazer o xarope:

Açúcar Mascavo -> Demerara -> Cristal -> Refinado -> Açúcar de confeiteiro.

Alimentação das Abelhas Proteica

A alimentação proteica tem como objetivo introduzir proteínas no enxame que são a suplementação da alimentação das abelhas e simulam a entrada de pólen no enxame. A alimentação proteica é feita de formas diferentes para abelhas apis melíferas e abelhas sem ferrão.

Apis Mellifera:

a) Composição: 25% farelo de soja + 75% de açúcar

b) Preparo: Triturar o farelo de soja até o ponto de farinha fina, triturar o açúcar e depois misturá-los.

c) Utilização: Colocar em cada colmeia, 500g da mistura em uma folha de papel encima dos caixilhos. Suficiente para 30 dias.

Abelhas Sem Ferrão:

Para as abelhas sem ferrão a introdução de proteína no enxame é feita através de bombons de pólen. Assim os Bombons são confeccionados misturando pólen moído(Passo 2) com um pouco de mel até formarem uma massa firme(Passo 3). Coloque mel aos poucos, pois a mistura não pode ficar muito mole, assim, depois que a mistura estiver homogenia e firme, deve ser feito bolinhas do tamanho do pote de pólen da espécie que vai receber os bombons.

Com as bolinhas feitas, deve-se mergulha-las em cera derretida e em seguida em água fria para formar uma proteção ao pólen(Passo 4), simulando os potes de pólen que as próprias abelhas fazem(Passo 5). Por fim, para fechar o furo do palito, basta mergulhar novamente o bombom de pólen somente no furo(Passo 5).

Portanto, depois de pronto os bombons, eles devem ser introduzidos no enxame. Assim as abelhas vão fazer um pequeno furo no bombom e vão consumindo o pólen aos poucos. Os bombons podem ser repostos assim que as abelhas terminarem de consumi-los.

Como fazer bombom de pólen

Bombom de Pólen - Passo 1
Bombom de Pólen – Passo 1
Bombom de Pólen - Passo 2
Bombom de Pólen – Passo 2
Bombom de Pólen - Passo 3
Bombom de Pólen – Passo 3
Bombom de Pólen - Passo 4
Bombom de Pólen – Passo 4
Bombom de Pólen - Passo 5
Bombom de Pólen – Passo 5
Bombom de Pólen - Passo 6
Bombom de Pólen – Passo 6

70 respostas em “Alimentação das Abelhas”

Ola .
Gostaria de saber, por quantos dias posso deixar estocado os bombons e qual o melhor locar de armazenagem?
Posso utilizar mel de ápis para fazer bombons para Jatai?

Olá Joel,
Você pode/deve utilizar mel de apis sim na confecção dos seus bombons de pólen.
Após a confecção dos bombons, você deve lavar eles bem com água e armazena-los na geladeira.
Não sei ao certo o prazo de validade, mas duram muito tempo.
Abraço!

Olá Edson, geralmente se usa cera de abelhas apis mellifera, pois é mais barata e fácil de conseguir. Mas também pode ser apenas cera de abelhas nativas, ou cera mista de abelhas nativas e apis mellifera.

Olá!
Como eu consigo o pólen? Tem lugar que vende? Tenho que extrair das flores?
Parabéns pelo site!
Acabei de adquirir uma colmeia de mandassaia (mqq) e só fiz isso porque me senti confiante depois de várias leituras aqui deste site!
Grande Abraço!
Julio

Em qual momento eu devo optar por um bombom de pólem e em qual momento eu devo optar por uma alimentação de Mantença/Estimulante?
Tem diferença nos momentos ou eu posso escolher apenas o que mais me aprouver?
Obrigado.

Olá Rabinson, a alimentação artificial deve ser feita sempre que a colônia estiver com falta de alimento, independente do tipo de alimento. Se você observar potes de mel vazios, você alimenta com xarope, caso você note que a colônia não possui reserva de pólen, você oferece os bombons de pólen.

Salve Rafael , alguns cupins estão entrando numa colmeia de marmelada amarela e as campeiras diminuíram muito , o q faço ?

Acho que não tem relação. Você tem que analisar se esta degradando a caixa, se sim, precisa fazer a transferência para uma nova caixa. Mas primeiro é melhor você reforçar esta colônia fornecendo alimentação.

Boa noite! Qual melhor suplementação para Jataí recém enxameada, quero dizer, ainda em processo de uma nova colmeia.
Parabéns pelo trabalho.

Olá Alexandre, se a colônia ainda esta na isca, não tem como fornecer alimentação suplementar ainda. Depois de passada para a caixa, você pode fornecer alimentação energética aos poucos, verificando sempre se há necessidade.

olá, eu posso utilizar somente o pólen desidratado para alimentar a colmeia?

Olá Alison, tem abelhas que aceitam e tem outras que não. Ofereça um pouco e observe se esse pólen será levado para algum pote de alimento ou se estará na lixeira.

Para a alimentação proteica já misturei proteína de soja, fubá fina de milho e mel de apis para fazer o bombom. foi bem aceito pelas abelhas.

Boa noite, ocorre mandaçaia em Goiás, mas especificamente em Brasília?

Pode usar mel direto como alimento energético para jataí? Mel de apis.

Sugestão: inclua na parte de alimentação artificial explicações sobre alimentação interna e externa. E como introduzir no caso das caixas que permitem! Mas o site é bem completinho, agradeço super e seguirei por aqui!

Boa Tarde!
Posso utilizar o pólen das abelhas apis, para fazer o bombom de pólen? e fornecer as abelhas sem ferrão?

Boa noite, qual a distância ideal no meliponario pra manter duas as espécies de mandaçaia mqa e mqq sem que elas se cruzem entre si me ajudem por favor

Olá Luiz. A distância seria muito grande, não se tem ideia da distância que um macho pode voar, se sabe que é muito mais do que o voo para coleta de alimento, ou seja, 3km. Não te recomendo criar as duas subespécies, escolha uma e foque nela.

Por que não posso dar mel de apis para as abelhas sem ferrão?

Tirei 2 colmeias da parede de loco coloquei na caixa foi bem aceita deixei a caixa 2 dias ao lado do buraco na parede retirei para outro local mais ou menos10 mts de distância elas começaram reconstruir a colmeia do buraco mas continuaram na caixa fiz uma tampa de ardosia com furo de entrada coloquei tampando o buraco e calafetei com barro depois disto não estão saindo mais não sei se morreram ou estão la dentro porque será estou aguardando para abrir novamente e ver o que aconteceu

Posso oferecer bombons de pólen de mandaguari p jataí? Tem algum pólen de asf que deve ser evitado na alimentação suplementar de outras asf?

muito boa as suas instruções. Precisas, detalhadas e muito explicativas. Parabens!!!

Qual a validade do xarope 50/50 qtos dias posso deixar o mesmo no alimentador externo da colônia?

olá Cleiton. No alimentador externo tem que ser consumido instantaneamente, tem que acabar tudo no mesmo dia. Se ficar no alimentador vai acabar atraindo outros insetos.

Boa tarde.
Hoje estou dando uma mistura de mel com água 50%, será que posso colocar somente o mel da Apis , pois verifiquei que minhas abelhas Mirins Drorianas estão sem alimento interno na colmeia, mesmo elas voltando com polém nas patas.
Tinham vários potinhos de alimento , e agora desapareceram do nada.

Olá, boa noite, gostei das perguntas e explicações, estou começando a criar abelhas jataí na minha cidade, só que meu primeiro enxame, deu zebra, foi atacado pelas abelhas limão, e acabou com meu enxame. Agora estou preparando para coleta de novos enxames de jataí na próxima primavera. Como disse, é melhor focar numa espécie só, pois estava pensando em ter várias espécies, mas meu espaço também é pequeno, moro na cidade. Abraço. Avelu.

Olá, gostaria de saber se posso deixar as caixas das abelhas jataí ao relento apenas com proteção de uma telha encima, isso não afeta o enxame. Por ser na cidade, posso colocar no jardim apenas com uma proteção de telha? Qual a distância ideal entre uma colmeia e outra? Muito obrigado.

Boa tarde,

Ganhei dois inchame de jataí, na minha região é inverno e ela não estam saindo para coletar alimento. Estou pensando em alimentar elas com mel puro de Apis, posso? Caso sim, qual a quantidade e o período para inserir a alimentação.

Olá Cristiano. No inverno é normal elas não saírem da caixa e isso não significa que elas estão sem alimento. Você só vai precisar alimentar caso elas não tenham estoque de alimento.

Gostei do site e das informações. Tenho uma colmeia de canudo no interior de um esteio de madeira de uma casa. Estou querendo passá-las para uma caixa que já adquiri. Estou em busca de conhecimento para realizar essa transferência com êxito. Parabéns.

Minhas mandaçaias estão comendo toda alimentação basicamente em menos de 2 horas. Eu uso um potinho daqueles de danoninho e alimento elas 2x na semana. Elas são frutos de uma divisão e ainda estão em evolução na caixa. Será que elas precisam de mais alimentação?

Olá Gustavo. Tem que cuidar com o excesso de alimentação artificial. Ela serve apenas como suplementação e não deve ser estocada nos potes. Se você observar que existem potes com mel estocado, não é necessário oferecer alimentação suplementar.

Olá
Qual o melhor horário para fornecer o xarope para a apis, posso fornecer de tardezinha, antes da noite?

Parabéns belissimas explicações, gostaria de saber em região de mangues, de que as abelhas se alimentam visto não haverem plantas tipicas de abelhas retirarem o polem como laranjeiras, flores etc. onde quero montar um apiario só existem arvores nativas de regioes de mangue

Olá Manuel, é difícil de saber, ideal seria você observar as espécies que habitam esse local. Se existirem abelhas nessa região, é porque elas conseguem retirar alimento de algum lugar.

Olá…. Podemos usar de q maneira as bolotas de pólen de dentro dos potes nas colmeias de abelha sem ferrão.. Eles teem coloração diferente e alguns são mais ácidos q outros… Podem ser consumidos por nós humanos ?? Obrigada

Primeiramente parabenizo pelo rico conteúdo que tanto auxilia criadores conservacionistas, como também por agricultores tradicionais, que vislumbram na meliponicultura uma
forma de geração de renda alternativa. Recentemente comecei a criar Manduris Rajados ( Malipona Asilvai). Tenho algumas dúvidas. Se já foi falado no artigo me desculpe a desatenção. Geralmente os Manduris se hospedam em mourões de cercas bem expostos a sol, chuva, vento, etc. Posso colocar as caixas em área murada e coberta com telhas? Qual altura do chão recomenda-se colocar as caixas?

Olá Clériston. Pode por, mas prefiro colocar em locais sombreados. A manduri é encontrada na natureza em diversas alturas, de quase no chão a 3 – 4 metros, ela aceita muito bem qualquer altura.

As Manduris visitam flores de Nim Indiano? Chegam a serem tóxico a elas?

Podemos consumir esse atrativo ( o que sobra)p.fortalecer nossa imunidade?
Obg

Estou encantado , comprei um enxame de mandasaias, estou aprendendo a lidar com elas. Este site foi ótimo, parabéns!!

O polem utilizado tem que ser de Asf ou pode ser estes pólens que compramos nas lojas de produtos naturais?

Quem alimenta a abelha Rainha ASF ?
Ou ela se alimenta sozinha ??

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.