Divisão de trabalho – As abelhas operárias são a grande força de trabalho da colônia. O trabalho obedece a uma sequência, ao longo dos seus 50 dias de vida.
Divisão de trabalho das abelhas sem ferrão – Como vimos anteriormente, as abelhas operárias são a grande força de trabalho de uma colônia. O tipo de trabalho realizado obedece a uma sequência, variando de acordo com a idade da abelha ao longo dos seus 50/55 dias de vida.
Sendo assim, geralmente todos os indivíduos realizam todos os tipos de atividades, organizadas na seguinte ordem:
1. Nas primeiras horas após o nascimento, as abelhas realizam a limpeza corporal e permanecem sobre os favos de cria produzindo cera, secretada por glândulas específicas em forma de pequenas placas brancas;
2. Nos primeiros dias, cuidam da cria manipulando cera: raspam as células de pré-pupa, constroem células de cria e auxiliam as atividades de postura da rainha;
3. A partir do primeiro terço de vida, passam a exercer atividades como limpeza e manipulação de alimento, mas não deixam de realizar outras funções que vinham exercendo;
4. É somente na segunda metade da vida, ou seja, após o 25 dia, que passam a exercer atividades no ambiente exterior. Nessa fase, as operárias também são chamadas de campeiras. Saem para o campo em busca de pólen, néctar, barro, resina (própolis) e água. Geralmente, antes da fase de campeiras, alguns indivíduos da mesma idade fazem a guarda da entrada e do túnel de ingresso, defendendo a colônia. Nessa função, são chamados de sentinelas.
Fique atento!
Reconhecer a diferença entre “cria verde” e “cria madura” é fundamental para entender as técnicas de divisão de colônias.
A diferença deve ser notada pela cor dos favos. A cria verde geralmente é mais escura, da mesma cor do cerume que reveste o favo. A cria madura é mais clara e amarelada, da cor do tecido que forma o casulo. As fotos abaixo ilustram a diferença de favos verdes e maduros da abelha canudo (Scaptotrigona sp.). Reconhecer essas diferenças é fundamental para entender as técnicas de divisão de colônias.
3 respostas em “Divisão de trabalho”
Como faz para extrair o mel das colméias?
Olá Paola. Você pode utilizar uma seringa para sugar o mel dos potes.
Nossa obrigado por compartilhar