Forídeos – Saiba como evitar forídeos em seu meliponário.
Controle utilizando armadilha para forídeos. Como acabar com forídeos nos enxames.
Forídeos são pequenas moscas e pertencem a ordem Diptera (insetos com apenas um par de asas denominados moscas). Esse inseto é conhecido como o pior inimigo das abelhas sem ferrão por facilmente destruírem totalmente uma colmeia. E também por se espalharem com rapidez para os demais enxames, infestando totalmente o meliponário. Os adultos são muito ágeis, dentro de uma colmeia eles correm de um lado para o outro muito rapidamente.
Ciclo de vida dos Forídeos
Ao invadirem um enxame, as fêmeas depositam seus ovos, que podem chegar a 70 ovos por postura, nos potes de pólen abertos, nas crias mais novas com alimento exposto e na lixeira. Então ao eclodir os ovos, cerca de 3 dias após a postura, as larvas se alimentam do pólen estocado pelas abelhas. Em casos de grandes infestações as larvas consomem totalmente os favos de crias verdes, pois eles contem uma grande quantidade de alimento larval. O ciclo de vida dos forídeos pode se dar em períodos muito curtos, variando de 3 a 10 dias, dependendo das condições ambientais e a disponibilidade de alimento.
Como evitar forídeos
Controle de forídeos no meliponário é a melhor forma de como evitar uma infestação. Os meliponicultores devem manter o meliponário sempre limpo, livre de materiais em decomposição e caixas antigas vazias. Durante as revisões não se deve danificar os potes de pólen e as crias. Assim quando é feita a divisão de enxames, as novas colmeias devem ficar muito populosas e sem potes de pólen. Então as armadilha devem ser espalhadas nas proximidades do meliponário. Em divisões de enxames é recomendado colocar uma armadilha dentro da caixa para capturar os que consigam passar pela frágil segurança de um novo enxame.
Como acabar com forídeos
Caso seu enxame esteja com uma infestação, é recomendado que seja feita a transferência do enxame para uma caixa nova limpa. Assim, elimine todos os potes de pólen e discos de cria atacados pelas larvas. Portanto nesta caixa nova deve-se colocar uma armadilha para forídeos e alimentação. Contudo, caso não seja possível fazer a transferência para uma nova caixa, deve ser retirado todos os potes de pólen e discos de cria atacados. Então limpe toda a sujeira da lixeira, remova todas as larvas e coloque uma armadilha. Nos primeiros dias após a limpeza, monitore a colmeia diariamente.
Armadilha para Forídeos
A confecção de armadilha para forídeos é bastante simples. Basta fazer furos na lateral de um pote. Então esses furos dever ser de tamanho suficiente para a entrada dos forídeos porém não devem permitir a entrada das abelhas. Geralmente o tamanho de um prego fino é o suficiente.
Dentro do pote deve ser colocado 1 gota de detergente e vinagre de maça. O vinagre de maça tem o cheiro muito semelhante ao do pólen, assim atrai os forídeos para dentro da isca. A gota de detergente é fundamental para o funcionamento da armadilha para forídeos pois assim o inseto que cai na solução afunda e se afoga.
85 respostas em “Forídeos”
Tenho dois de ASF foi importante essa informação, obrigado.
Olá Fabio,
Que bom que foi útil essas informações. Abraço!
Foi de grande valia para eu,ainda não tive ataques mas se tiver saberei como elimina lo,mas farei armadilha.
Muito bom está informação . Obrigado vai nos ajudar muito como combater este mosquito
Obrigado pela informação! com certeza será de grande ajuda!
Olá Adelson,
Qualquer dúvida, estamos a disposição!
Abraço!
Gosto muito da maneira extremamente simples que vcs explicam os vários assuntos, ate eu que estou apreendendo tudo do zero consigo entender facilmente
Olá Tiago, muito obrigado pelos elogio. Nosso objetivo é transmitir as informações sobre abelhas da maneira mais simples e didática possível! Seja bem vindo ao mundo das abelhas nativas! Abraço!
Muito obrigado Rafael, pelo ensinamentos que acaba de me compartilhar.
Olá Anadelson, de nada amigo, Abraço!
muito obrigado muito boa dica é simples vou fazer
Olá Adenil, boa sorte no combate contra os forídeos. Abraço!
Estou muito triste, cortaram uma árvore antiga ao lado da minha casa e o enxame de jataizão ficou na calçada então pegamos as partes onde elas estavam. Colocamos provisorio na caixa de isopor e uma de papelão. Quando consegui a casa pra elas tava infestada de bigatinhos e essas mosquinhas malditas. Agora vejo poucas abelhas na garagem e tenho medo de abrir a casa delas, deve ta cheia de moscas e talvez elas mortas e foram embora. Não sabia peguei por pena delas😢
Olá Maria de Lourdes, infelizmente dependendo do nível de infestação fica muito difícil salvar a colônia. O procedimento é a limpeza de todas as larvas e o constante monitoramento.
Aqui na minha chacara tem muito essa mosca forideos,ela reamente contamina na transferencia ,consegui eliminar com iscas de vinagre de maca cologado tentro do ninho,Horizontina rs.
Olá Miro, que bom que você conseguiu combater os forídeos. Abraço!
Capturei alguns enxames, e fiz a transferência para as caixas depois de um tempo. O enxame estava trabalhando muito bem, até começar a diminuir, abri a caixa e então encontrei um bichinho muito pequenos, eles estão terminando com o enxame . Oq eu faço??
Olá Dione. Tem que remover todas as larvas de forídeo da caixa.
Bom dia. Notei a dias a presença dessas moscas em meu bairro mas sem exagero o bairro inteiro está infestado. Quando chega a. Noite elas aparecem não sei de ondem mas onde há luz lá estão elas. Nunca vimos este inseto por aqui por isso pesquisamos e encontramos suas informações e por conhecidencia hoje fomos olhar uma colmeia de.jatai que a.anos tínhamos aqui em nosso murro de.arrimo sim onde deixamos o suspiro para a água de chuva sair elas fizeram sua colmeia. Mas independente quando fui olhar hoje não tinha nenhuma abelha né. Entrando nem saído então resolvi mexer e quando expus a colmeia minha surpresa totalmente vazia e cheia de larvas lá dentro. Você acha que devemos preocupar com essa quantidade de mosquinha exatamente agora minha sala aqui está cheia motivo da luz acesa. O que devemos fazer pode nos orientar.?
Olá Marco, que pena que está colônia natural foi perdida. Mas você pode fazer a isca para forideos para tentar diminuir está infestação. Basta fazer pequenos furos em uma garrafa pet e colocar dentro vinagre de maçã e algumas gotas de detergente. Os forideos são atraídos pelo cheio do vinagre e acabam morrendo afogados na solução. Abraço
Alguma dica para realizar a transferência do enxame para uma caixa nova limpa sem perder abelhas? Quando abro a caixa para fazer a limpeza dos forídeos muitas abelhas saem voando…
Olá João, não entendi a sua pergunta. Como você esta perdendo abelhas no procedimento de transferência?
Por que elas saem voando ué, as campeiras não ficam comportadas dentro da caixa
Mas qual o problema de elas saírem voando? Elas irão voltar para a caixa após saírem….
É normal ela entra vazia(limpa),e sair cheia de cera?
Olá Rafael. Você se refere a quem?
Eu fiz a armadilha e coloquei na caixa, mas as abelhas tamparam todos os furos, pode me explicar porque isso acontece?
Olá Pablo, é comum elas fecharem pois é elas não conseguem acessar o liquido para tocar para fora da colônia. Tem que ficar abrindo e colocando novamente.
Ao invés de colocarmos a armadilha dentro da caixa das abelhas, ela for colocada em uma caixa vazia para que fique escuro, simulando uma colônia, seria melhor? Assim os forídeos não teriam que passar dentro da colmeia, nem ocuparia espaço com o objeto. Ou não funciona?
Funciona sim, você pode criar uma “caixa isca” e colocar iscas para forídeos dentro.
Oi bom dia Rafael,tudo bem?? Parceiro essas isca para foridio nao podem ser dependuradas proximas dos enxames de Jatai ( fora das caixas )
Olá Razera, podem sim, ela é muito utilizada em arvores frutíferas para pegar a mosca da fruta entre outras mosquinhas.
Mas não creio que a dimensão mínima de um furo que “caiba” a mosquinha consegue prevenir a entrada da abelha Jataí. Fico preocupado em atrair tb as abelhas pra dentro da armadilha. Com abelhas maiores fica fácil, mas será que no caso da Jataí não há um risco grande de “o tiro sair pela culatra”?
Olá Otávio. Infelizmente é possível também atrair as abelhas, mas é mais difícil.
Boa noite essa isca coloca dentro da caixa ou deixa para o lado de fora
Bom dia pessoal , gostaria de saber por onde exatamente os forideos invadem a colmeia ? Se é por frestas na caixa ou pela própria entrada feita pelas abelhas ?
Olá Marlon, os forídeos entram por onde conseguirem… geralmente é pela entrada da colmeia mesmo, eles são muito rápidos e conseguem passar.
Muito boa a sua explanação, parabéns por incentivar os iniciantes como eu.
Obrigado Luis, Abraço!
Obrigado Luis! Abraço!
boa tarde, se a infestação se dê em época de frio e recomendado mesmo assim a transferência para outra caixa?
Olá João, no frio fica um pouco complicado.. vai depender muito da situação. A transferência de caixa deve ser feita em último caso.
Tenho jatais e tubunas. As jatais não tem cheiro forte, já as tubunas tem aquela colmeia com o cheiro característico que atrai muito forideo. O enxame faz um ninho bem fechado dificultando observar de perto o que é o que, visto que peguei ele a uma semana em uma árvore que ia ser triturada pela administração, elas não fizeram um ninho bem dividido ainda. Nem sei se a rainha está lá e pra piorar vem os forideos … Como não tenho como observar os potes de pólen o que você sugere fazer? No caso, a transferência?
Olá Gabriel. Você esta tendo uma infestação de forídeos nesta caixa? Se sim, sugiro fechar a caixa e colocar uma isca para forídeos dentro por pelo menos 3 dias.
Mas seria bom deixar fechada por 3 dias? Afinal, como é uma transferência recente. Creio que elas não tem estoque de mel, pólen … Devo colocar alimentação para elas então? Como você sugere essa armadilha? Tentei colocar vinagre mas as abelhas se afogam nele :/
Boa noite, sou iniciante. Estou preocupada recentemente 2 meses comprei 2 colmeias de Jatai, uma está indo bem e a outra está muito fraca.
O problema é que não sei como identificar mas acho que tem forideo
Não gostaria de abrir a caixa, pois já abri algumas (2)vezes para colocar alimento, devido o stress. Será que adianta colocar essa isca fora da caixa?,
Olá Antônia. Pode ser diversos fatores que estão enfraquecendo sua colônia. Acho difícil ser forídeos, jatais são mais resistentes.
Ganhei dos meus filhos uma colmeia de mandacaia percebo que aparecem vários insetos voadores perto da caixa, poderia ser forideo?
Olá Antônia. Pode ser sim, como também podem ser qualquer outro tipo de mosquitinho.
Bom dia, obrigado pelas respostas.
Estou criando abelhas pela preservação das espécies, sou leiga Poderia me indicar livros ou cursos para maiores conhecimento?
Na verificação de rotina constatei insetos parecidos com piolhos, dentro da colméia de mandaçaia, isto é comum? como eliminar?
Olá Mario. Esses ácaros não fazem mal a colônia. Eles vivem em simbiose com as abelhas.
Aqui na minha região tem muita urucu amarela nas palmeiras dentros dos buracos que aparece 🌴.mais o povo derruba e eu removo da palmeira caida pra caixa mais sempre vem o mal com o nome forideo e destrói tudo.com essa dica vou consegui livra as abelhas.
Trouxe a isca para minha casa e vi que alguns florídeos estão rondando a isca mas não vi nenhum entrar, devo somente armar as armadilhas?
Olá Leandro. Sim, é normal forideos rodearem as iscas, tem que cuidar na hora da transferência.
Bom dia, tenho uma colmeia de abelhas mirim, foi transferida a pouco tempo para a caixa após ser retirada de uma situação de risco e está com forideos, como faço para identificar as larvas para não correr o risco de retirar os filhotes das abelhas ? Obrigado
Olá Evaldo. As larvas de forídeos são bem diferentes de abelhas, é fácil de identificar.
Estas informações vieram em boa hora, pois já perdi 2 enxames de abelhas mirim e agora os forídeo estão atacando um ninho da jataí.
Já vou preparar as armadilhas.
Olá Antônio. Boa sorte amigo.
Olá!
Meu problema é diferente de todos.
Abelhas europa moraram dentro das paredes do meu chalé de madeira durante toda a quarentena.
Comecei a ter problemas com os ataques e chamei um especialista que não conseguiu retirá-las pois não tinha acesso à colméia. Infelizmente teve que jogar veneno para acabar com elas. Retirou pedaços dos favos com muito mel, mas devido a falta de acesso muito ficou lá ainda, inclusive com o mel escorrendo pelas frestas das tábuas. A casa ficou infestada com as mosquinhas e eu deixei com o intuíto delas acabarem com tudo que restou lá dentro. Será que fiz o correto? Não sei qual a consequência dessa colméia destruída com mel dentro da minha parede de madeira.
Olá Maria. É uma situação complicada, mas te recomendo vedar completamente o acesso, pois as abelhas irão voltar e te causarem mais problemas.
Boa tarde, capturei um enchame de bora no mato, e trouxe para minha propriedade, está na isca ainda, mais observei forideos entrando pela entrada, o que faço agora pois ainda estão na isca.
Olá Paulo. Está espécie é bem complicada nesta questão. Você vai ter que transferir para a caixa e travar uma dura luta contra os forídeos.
Bom dia amigos meu filho me deu duas.colmeias de uruçu eu ñ sabia nada sobre forideos até encontrar uma das caixas cheia de larvas. Coloquei a armadilha ontem ao lado das caixas e agora tenho medo de perder a outra colmeia. O que devo fazer para preservar? Obrigado pelas explicações sobre forideos.
Olá Ângela. É bom deixar a isca mais afastada das caixas para atraírem os forídeos para longe. Você deve manter a caixa forte, assim elas mesmo se defendem dos forídeos.
Bom dia. Gostei da informação,é de muita satisfação esta orientação pois sou novo nesta atividade .abraços
Essas pragas estão atacando minhas apis meliferas
Gente muito obrigado por estas informações, meu robie é criar abelhas tanto apis como sem ferrão é já perdi enxames por conta destas pestinhas é não sabia o que fazer. Mas com essas informações me mostrou um novo horizonte em relação a este problema
Olá! Coloquei duas armadilhas dentro de uma caixa..posso deixá-las por quanto tempo?
Olá Maria. Até você observar que capturou todos os forídeos.
Esses forídeos por acaso são aquelas mosquinhas que ficam em volta do cacho de banana?
Olá Sergio, não são a mesma, forideos são maiores e muito mais ágeis.
Consegui un enxame de uruçu nordestina retirada do tronco de uma arvore proximo a minha casa. Só que ao colocar na caixa nova percebi que estava com muitos florideos e larvas. Estou soprando e após ver essas dicas, Então preparei s iscca para combater os florideos…..espero resultado logo, pos sempre foi o meu sonho ter um enxame de uruçu nordestina.
Boa sorte no combate aos forideos.
Rafael,
E sobre a utilização do nosodio, com utilizar, ele é eficaz?
Como age no combate aos forídeos.
É prejudicial às abelhas sem ferrão?
Olá Gilmar. Eu nunca utilizei, mas acredito que funciona sim. Teria que procurar as recomendações de quem produziu o nosodio, no caso a Dra. Gena.
Quando uma caixa de ASF está infestada por forideos e a gente utilizar o NOSODIO, pergunta-se:
a) os forideos adultos são repetidos ou são mortos pela ação do nosodio?
b) caso os forideos adultos já tenham posto seus OVOS, e estes já estejam eclodiram, na forma de larvas:
O nosodio os repele ou o nosodio os mata?
Como se dá a ação do nosodio contra as larvas?
Grato
Olá Alfredo. Eu não utilizei ainda o produto, mas pelo que acompanhei o nosodio repele os forideos. No caso das larvas, elas vão nascer igualelmente.
tenho um enxame de jatai,acho que ele esta enfraquecendo,abri a colmeia pra ver e encontrei formigas peninhas aquelas do açucar,devo tranferir a colmeia para outra caixa ?
Olá Claudemir. Não é necessário, mas você tem certeza que são formigas? existem outros pequenos insetos que vivem em simbiose com as abelhas e não fazem mal algum a elas.
Num poste dentro do meu quintal,vejo uma colméia de Jataí, há mais de 20 anos no mesmo local, li que o tempo de vida das abelhas é curto, isso significa que Jataí novas usam a mesma colméia por anos?
Olá Rosalia. Exatamente, essa colônia já trocou a rainha diversas vezes neste tempo todo. O local deve ser muito bom para ficarem sempre ai.
boa noite! conteúdo maravilhoso, parabéns! Essa armadilha para forídeos eu deixo a qual distância da colmeia?
Olá Paulo. A armadilha externa você pode pendurar em arvores mais afastadas as caixas.
Muito obrigado pelas informações. Me ajudaram muito.
Gratidão!