Tipos de abelhas – Existem três tipos básicos de indivíduos: as rainhas (poedeiras ou virgens) e as operárias – ambas fêmeas – e os machos.
Tipos de abelhas – Existem mais de 20 mil espécies de abelhas pelo Mundo. Essas espécies são divididas em famílias de acordo com características semelhantes e maior ou menor proximidade evolutiva.
As famílias Stenotritidae, Oxaeidae, Melittidae, Ctenoplectridae e Fideliidae apenas contém espécies de abelhas solitárias. Nas famílias Colletidae, Andrenidae, Halictidae, Anthophoridae e Megachilidae também predominam as espécies solitárias, mas todas possuem algumas espécies que apresentam algum grau de sociabilidade. A família Apidae é a única que consiste primariamente de tipos de abelhas sociais.
Família Apidae
As abelhas sociais mais populares no Brasil são as abelhas Apis Mellifera e as Abelhas Nativas sem ferrão.
Existem diversos tipos de abelhas brasileiras, em nosso catálogo de espécies de abelhas nativas podem ser encontrados os principais tipos de abelhas nativas criadas no Brasil.
Existem nas colônias das abelhas sociais três tipos de abelhas básicos: as rainhas (poedeiras ou virgens) e as operárias – ambas fêmeas – e os machos.
Tipos de Abelhas – Abelhas Rainha
As rainhas poedeiras realizam a postura dos ovos que dão origem a todos os tipos de abelhas. São também responsáveis pela organização da colônia, comandada por um complexo sistema de comunicação baseado no uso de feromônios.
Normalmente uma colônia possui apenas uma rainha poedeira. Existem algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão que são observadas a existência de duas rainhas ou mais.
Tipos de Abelhas – Formação das Rainhas de Abelhas Apis Mellifera
As abelhas Apis Mellifera constroem células reais quando o enxame se encontra sem uma rainha. Esse processo pode ser causado pelo envelhecimento da rainha que necessita ser substituída. Ou também pelo processo de enxameação, onde a rainha sai da colmeia para formar um novo enxame. Assim ao notarem a falta de uma rainha, as abelhas operárias constroem células reais para o desenvolvimento de uma nova rainha para a colonia.
Tipos de Abelhas – Formação das Rainhas de Abelhas Nativas
Entre as diferentes espécies de abelhas nativas, inclusive da mesma tribo, também há pequenas variações. Entretanto, existe um parâmetro básico que define a formação de rainhas e determina a principal diferença entre os grupos Meliponini e Trigonini.
Nas espécies da tribo Meliponini, não há construção de células reais. Todas as células de cria são iguais. A determinação do número de rainhas que nasce, entre todos os ovos disponíveis, é definida por uma proporção genética. As rainhas virgens são poedeiras em potencial e estão sempre disponíveis nas colônias para uma eventual substituição da rainha poedeira em caso de morte ou enxameagem. Podem chegar a representar 25% dos indivíduos de uma colônia.
Já as abelhas da tribo Trigonini constroem células reais, que possuem tamanho bem maior que as células comuns. Por conta deste tamanho, as larvas que se desenvolvem nesse tipo de célula recebem mais alimento, o que determina a formação de uma nova rainha virgem.
Essa diferença deve ser assimilada pelo meliponicultor principalmente na aplicação dos métodos de divisão artificial de colônias.
Tipos de Abelhas – Machos
Os machos são indivíduos reprodutores e vivem basicamente para acasalar com rainhas virgens. Entretanto, diferentemente das abelhas Apis Mellifera, os machos de abelhas sem ferrão podem realizar alguns pequenos trabalhos, como a desidratação de néctar e a manipulação de cera.
Tipos de Abelhas – Operárias
As operárias são responsáveis pela grande força de trabalho da colônia. Elas cuidam da defesa, manipulam os materiais de construção, coletam e processam o alimento. Representam a maior parte das abelhas de uma colônia, podendo chegar a mais de 80% dos indivíduos.
3 respostas em “Tipos de Abelhas”
Legal as informações. Acrescento apenas que numa colônias de meliponas a sua população pode chegar a 500 e 600 indivíduos, enquanto nas colônias das trigonas esse número são 4 ou 5 vezes maior ou mais.
Olá, boa noite, queria saber mais sobre essa questão das princesas nas meliponas, pois fiquei com um pouco de dúvida. As rainhas virgens estão sendo produzidas a todo instante e quando nascem e não é necessário uma nova rainha elas ficam trabalhando como operárias? por que ta escrito aí que elas podem representar 25% dos indivíduos da colmeia mas em outro artigo que eu li sobre, dizia que as rainhas virgens que não fossem escolhidas pra se tornarem rainhas seriam expulsas da colônia.
Olá Gean. Sim elas são descartadas.